Quando devemos pedir ajuda psicológica? Ou melhor, por que demoramos?
- Sabrina Dias
- 27 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
Essa é uma dúvida recorrente de muitas pessoas. O questionamento vem da sensação da demora que temos para tomar alguma atitude em relação a saúde mental. Geralmente, o paciente se dá conta que, se tivesse buscado ajuda com certa antecedência, possivelmente não teria sofrido por tanto tempo. Mas e aí, você sabe ou tem uma noção do motivo dessa demora de buscarmos ajuda psicológica? Abaixo eu te explico o porquê.
Por vezes, acreditamos ou queremos acreditar ter tudo sob controle. Quando o assunto é saúde, principalmente a psíquica, sempre buscamos abstrair os problemas que nos atormentam a mente de uma forma momentânea. Preenchemos o lugar da reflexão do que nos incomoda com qualquer coisa que distraia, achando que se esquecermos momentaneamente, o problema estará resolvido, ou seja, não vai mais incomodar. Pensar dessa forma é um erro!
Se tivermos esse comportamento frente ao que não nos agrada, de forma recorrente, quando nos depararmos novamente com situações parecidas, não teremos repertório comportamental para lidarmos com os problemas conhecidos - ou até mesmo novos -. Um fato: quanto mais acumulamos insatisfações, mais nos deprimimos! E quanto mais estamos nesse estado, mais vamos adoecendo o corpo e o psicológico.
Essa incapacidade de lidar com os problemas pode criar patologias, como a ansiedade, fobia social e outros.
Por isso, afirmo: "a saúde mental é o caminho".
E aí, gostou do post?
Deixe um comentário 💭




Comentários